Ansiedade? Precisamos conversar sobre ela!
- Elisangela Alves de Souza
- 2 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de set. de 2025

Você se lembra de como se sentiu, quando os dias iam se aproximando daquela viagem tão esperada? Se lembra daquela entrevista de emprego e como você foi se sentindo, conforme foi se aproximando do horário agendado com o entrevistador? E na hora de ter que apresentar um trabalho da empresa ou da faculdade pra uma sala com várias pessoas?
Experiências como as descritas acima, são comuns e nos levam a sentir uma Ansiedade Normal, já que ela é responsável e importante pra que a gente se prepare para ter contato com alguém, com algo que vamos fazer ou com algo que está prestes à acontecer.
A Ansiedade Normal é uma experiência biológica, fisiológica e primitiva que, desde que o mundo é mundo, está presente na nossa humanidade e, justamente por passar por nossa mente, corpo e emoções, está presente em todos os seres humanos. Também é normal e não incomum que ela apresente sintomas físicos como: um frio na barriga, taquicardia, boca seca, falta de ar, tensão muscular, sudorese, enjôo, dificuldade para engolir, desconforto abdominal e até desarranjo intestinal.
Provavelmente você já vivenciou ou vai vivenciar uma das experiências descritas acima, porém, por mais que tenha se sentido ansioso, sua forma de senti-la foi única e particular. Os sintomas podem ser parecidos, mas cada um vivencia a ansiedade de um jeito diferente.
Já a Ansiedade Patológica é uma processo, como o descrito anteriormente, porém muito mais intenso. Nos leva a entrarmos em crises e crises, nos angustia, nos traz a sensação de que não vamos conseguir lidar com ela, nos paralisa e nos faz termos a percepção de fragilidade, impotência e menos valia.
.
Vou descrever abaixo, alguns dos principais sinais de Ansiedade Patológica. Caso você ou alguém que você conhece, esteja apresentando estes sintomas, oriento que procure, o mais rápido possível ajuda médica e psicológica.
São eles:
INSÔNIA CRÔNICA: noites mal dormidas com frequência, sono de má qualidade e episódios de perda de sono durante a madrugada;
CANSAÇO: os problemas e preocupações excessivos geram estresse, fadiga, exaustão mental, levando a um gasto energético extremo e sensação de cansaço;
SEMPRE PREOCUPADO: todos nós tempos problemas, mas se as preocupações estão dominando sua vida ao ponto de prejudicar sua rotina, você pode esta diante de um indicativo de ansiedade;
FALTA DE CONCENTRAÇÃO: sentir-se disperso e ter muita dificuldade em focar nas atividades rotineiras e encerrando o seu dia sentindo-se culpado por ter deixados coisas inacabadas sem uma justificativa plausível;
IRRITAÇÃO FREQUENTE: perceber-se irritado constantemente e expressar irritação por situações pouco importantes, ou seja, se estressar de maneira desproporcional ao motivo e irritar-se profundamente com pequenos problemas.
Além de identificar os sintomas, é importante se refletir sobre qual a intensidade e buscar ajuda médica. A visita ao médico será fundamental pra que ele faça todos os exames necessários e feche um diagnóstico correto. Após descartados outros problemas de saúde, o médico iniciará um tratamento medicamentoso mais adequado para o seu caso.
Com o diagnóstico médico fechado, a psicoterapia será imprescindível para tratarmos as causas da sua Ansiedade.
Na Psicoterapia iremos identificar qual seu estágio, quais os gatilhos que a disparam, quais suas origens e quais recursos você está utilizando para lidar com ela, o quanto ela tem te afetado biologicamente, quais as causasm mudanças e estratégias serão necessárias para enfrentá-la.
Procuraremos entender sua Ansiedade: porque essa Ansiedade ficou patológica no meu organismo? Esta será a conversa que teremos com ela. Sua Ansiedade vai nos contar tudo o que está acontecendo, para que mudemos o rumo que sua vida está tomando.
Os sintomas da Ansiedade não são vilões, eles vêm de um contexto, de uma totalidade das relações que você estabeleceu com o seu mundo. Seu corpo está comunicando algo e estaremos buscando entender para quê esta Ansiedade está aí? Ao entendermos as raízes de sua Ansiedade, iniciaremos um caminho para que você encontre formas mais saudáveis de lidar com ela e assim reestabelecer sua saúde física e mental.
Entre em contato comigo e agende um horário pra conversarmos, tá bom?
Elisangela Alves de Souza
Psicóloga Clínica CRP06/81173
Psicóloga Gestalt-terapeuta pelo Instituto Sedes Sapientiae e pela Universidade Federal de Goiás. “Acredito que o homem é um ser integrado entre corpo, mente e emoções e consegue construir uma vida mais saudável quando investe em seu autoconhecimento e desenvolve contatos de boa qualidade consigo e com o mundo que o cerca.”



